Aproximadamente mais de 16.600 pessoas estão em situação de vulnerabilidade social em Florianópolis, segundo dados de fevereiro de 2020 do Cadastro Único da Assistência Social e do Bolsa Família. São pessoas que, além de muitas vezes não terem onde dormir, muito menos condições de conseguir renda, têm ainda dificuldades para suprir a necessidade e o direito mais básico: alimentação digna.
E para complicar ainda mais, Florianópolis é uma das cidades com o maior preço médio para se fazer uma refeição fora de casa. Por isso, o Projeto Além dos Olhos apoia: a população de Florianópolis precisa de um Restaurante Popular, já.
O que é um Restaurante Popular?
O Restaurante Popular é um Equipamento Público de Segurança Alimentar e Nutricional que possibilita e assegura a entrega de refeições saudáveis à grande parte da população em vulnerabilidade social, sejam pessoas em situação de rua, desempregados/as, trabalhadores/as informais ou precarizados, imigrantes e refugiados, entre outros.
Capitais como Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília possuem restaurantes populares. Em Santa Catarina, as únicas cidades que possuem são Joinville e Chapecó. Está na hora de Florianópolis entrar para essa lista.
Em Florianópolis, a campanha pela implementação de um Restaurante Popular está sendo divulgada também pelo Instituto Padre Vilson Groh.
Assine a petição “Queremos um Restaurante Popular em Florianópolis!” e apoie essa luta.